28 de jan de 2012

McDonald's usava hidróxido de amônio em hambúrgueres

[denúncia]

O chefe de cozinha britânico Jamie Oliver denunciou em seu programa de televisão que a A rede de fast-food McDonald's utilizava hidróxido de amônio para converter sobras de carne gordurosa em recheio.

A revista Exame do Grupo Abril publicou em seu site a fala de Oliver "Basicamente, estamos falando de comida que seria vendida por um preço muito baixo para produzir comida para cães, e que, depois desse processo, é vendida como alimento para humanos", afirmou Oliver. "Por que qualquer ser humano sensato colocaria carne com amônio na boca de suas crianças?", questionou o chefe.


A empresa informou ao  jornal Mail Online que mudou a fórmula utilizada em recheio para hambúrgueres nos Estados Unidos, mas afirmou que isto não foi devido à denúncia exibida na TV.


SIGNIFICADO DE HIDRÓXIDO DE AMÔNIO

O hidróxido de amônio, de fórmula química NH4OH é uma base solúvel e fraca, só existe em solução aquosa quando faz-se o borbulhamento de amônia (NH3) em água.

Hidróxido de Amônio não é considerado cancerígeno pela OSHA.

Resumo de riscos: Nocivo quando ingerido, inalado e absorvido pela pele. Extremamente irritante para mucosas, sistema respiratório superior, olhos e pele.

Efeitos agudos: A inalação pode causar dificuldades na vítima como consequência: espasmos, inflamação e edema de garganta, pneumonia química e edema pulmonar.

Efeitos crônicos: A exposição repetida ao produto pode causar tosse, respiração ruidosa e ofegante, laringite, dor de cabeça, náusea, vômito e dor abdominal.


Vídeo da denúncia de Oliver







Nenhum comentário: