3 de jan de 2012

Caos em Fortaleza, população amedrontada

 [com a colaboração de Thiago Weyne]

Fortaleza se encontra à beira do caos desde a deflagração da paralisação por parte de Policiais Militares e Corpo de Bombeiros. A situação agravou-se no dia de ontem após uma série de arrastões, assaltos e tiroteios em vários bairros de Fortaleza.

Postagem atualizada: #CaosEmFortaleza é o assunto mais comentado do Twitter.

Chamou-me a atenção o fato de muitas pessoas que trabalham com mídia falarem nas redes sociais que tudo era boato e exagero. De fato, alguns se aproveitaram da situação mas o terror estava sendo instaurado pelos marginais. Ontem à noite o  único patrulhamento que estava funcionando era o ideológico nas redes sociais fingindo que nada estava acontecendo.


Recebi diversas chamadas e publiquei no blog algumas que foram fornecidas  por vítimas de assaltos ou que presenciaram  tiroteios.  Soube de um sequestro relâmpago, não o publiquei porque não tinha a plena certeza e não conseguir falar com uma fonte segura, mas o fato confirmou-se e um site de notícias do estado publicou o fato que teve um final feliz.

Nesta manhã as notícias não são das melhores. No Centro da cidade é grande a tensão.Na rua Guilherme Rocha, centro de Fortaleza, segundo fonte que trabalha no local - NÃO É BOATO PATRULHEIROS IDEOLÓGICOS - muitas lojas estão de portas fechadas. No início do dia aconteceu ma série de assaltos no Shopping dos Fabricantes. Foram vistas apenas duas viaturas do COTAN na região. A situação só melhorou com a chegada do exército na área que se deu por volta das dez hora.

 O medo e a tensão deixam a população apreensiva. Muitos nem saíram de casa por medo também de uma possível deflagração de greve de ônibus que pioraria ainda mais a situação.

Uma coisa é lógica, se com policiamento nas ruas, ainda que deficitário, a situação é crítica imagina sem. Eu mesmo no sábado, dia 31, passei por uma situação vexatória que me fez entrar em total desacordo com a greve dos militares. Alguns manifestantes secaram os pneus de ônibus no terminal de integração de Antonio Bezerra em plena noite de Réveillon deixando milhares de pessoas do lado de fora do local expostos à marginalidade. 

Quem sofre com tudo isso é a população


[13h09] Correios
 - Correios aderem a greve.
- Comércio de Itaitinga também de portas fechadas.
- Trabalhadores de uma instituição do 3º setor de área metropolitana liberada dos trabalhos mais cedo para que colaboradores cheguem com segurança em suas casas.


[12h20] Maranguape


Comércios de Maranguape também fecham por medo.


[11h45] Posto de saúde fechado
O posto de saúde Rebouças Macambira localizado no CIES do Jardim Guanabara também fechou as portas. O blog conversou com uma das funcionárias do Posto que não quis se identificar. Ela informou que dezenas de pessoas vinham correndo no sentido Coronel Carvalho - Mozart de Lucena pedindo que fechassem as portas. Por medo não tiveram tempo de saber se era ou não verdade. A Regional orientou que aguardasse a decisão se deveriam fechar ou não o posto mas o povo não teve tempo de esperar e fecharam .


[11h12] Mais ações


A jornalista Carol de Castro informa em seu microblog: "Minha mãe está presa no Bompreço da Bezerra porque houve um arrastão no mercado São Sebastião. Só sei que ela está trancada no supermercado.


O jornalista Kempão registrou: "Reporter Aurélio Menezes da @810verdinha informa q houve um assalto próximo a Av. Monsenhor Tabosa e por isso algumas lojas lá tão fechadas"

[11h04] Lojas fecham no bairro Quintino Cunha


Loja de brinquedos fechou por medo




[10h38] Exército em ação


Homens do exército estão na Praça do Ferreira. Alguns policiais do COTAN estão circulando no Centro e orientando que os comerciantes podem abrir as portas. Informações da Rádio CBN


[10h38] Moradora alerta


De Marta Carvalho: "Mais um: Bairro Cristo Redentor de portas fechadas. Aconteceu um arrastão agora na Av. Leste Oeste".




[10h31] Comércios fechados 

Rádio O Povo CBN informa que os corredores comerciais das avenidas Jovita Feitosa e Francisco Sá estão fechados.


[10h20] Comércio fechado

No bairro do Quintino Cunha muitos pequenos comércios e mercantis fecharam as portas por conta do medo. Ontem muitas pessoas foram assaltadas.

 E para quem diz que tudo é boato, seguem algumas notícias de FATOS. Basta clicar no link.



2 comentários:

Small disse...

Gente rezem pela gente precisamos...

Anônimo disse...

AMIGOS VOU FALAR AGORA DO QUE CONHEÇO;A NOSSA POPULAÇAO DEVIDO A CULTURA NOVELAR,E OUTROS BESTEROIS QUE INVADEM SUAS CASAS ATRAVES DA TV,INTRETEM E CEGAM OS INCALTOS:E POR ISSO ESTAMOS COMO ESTAMOS NESTE MOMENTO,ILHADOS EM NOSSAS RESIDENCIAS POR CONTA DO CAOS ORA INSTALADO:NAO CONSIGO ENTENDER COMO UM GESTOR(GOVERNADOR) CHEFE DE UM ESTADO (CE)DEIXA A MERCER DA BANDIDAGEM TODA A POPULAÇAO...SENHORES NAO VAMOS SER CEGOS E INGENUOS;SÓ PARA OS SENHORES TER NOÇAO DO DESCASO DE TAL GESTOR:PARA COMEÇAR O ESTADO ESTA UM CAOS (23 MUNICIPIOS)PARALIZADO TOTAL (PM/BM)FORTALEZA A CAPITAL DO CE É INCONTSETE E NOTORIO O CAOS.AGORA PERGUNTO AOS SENHORES LEITORES QUE NESTE MOMENTO ESTAO A LER ESTE COMENTARIO:QUANTAS VEZES OS SRS VIRAM O GOVERNADOR SE MANIFESTAR A RESPEITO DESTE ACONTECIMENTO ORA EM COMENTARIO,ELE APENAS MANDA SEUS PUXA SACO FALAREM POR ELE,MAS É COMPREENSIVEL ATE AÍ´,POIS ELE NAO TEM O DOM DA UNIPRESENÇA;É ISSO MESMO PASMEM OS SRS ELE NAO ESTÁ NO BRASIL.(VIU COMO ELE ESTÁ PREOCUPADO C/A POPULAÇAO QUE O ELEGEU.ENTAO SRS SEGUNDO RELATO DO SR.GENERAL GOMES DE MATOS CMT DA 10REGIAO MILITAR HOJE AS 19HS NO CFTV CANAL 10(03/01/12.O MESMO DIZ QUE:OS HOMENS DO EXECITO NORMALIZARAO A SEGURANÇA EM FORTALEZA,NAO É VERDADE SRS POIS:MESMO A PM QUANDO NO SEU ESTADO NORMAL TRABALHANDO A TODO VAPOR MESMO ASSIM AINDA ERA PRECARIA A SEGURANÇA:MELHOR EXPLICANDO AOS SENHORES::A PM ATUA EM FORTALEZA C/CERCA DE UM EFETIVO DE 60%(8MIL)E 40%DESTRIBUIDO NO INTERIOR(DEMAIS MUNICIPIOS)ENTAO O SR.GENERAL NAO TEM COMO LEVANTAR ESTE EFETIVO A CURTO PRAZO.ENQUANTO É MOBILIZADO A MEDIO PRAZO A POPULAÇAO AMARGA O DESCASO DE UMA GESTAO DE ESTADO ORGULHOSA E QUE MESMO SENDO NOTORIA E PUBLICA O SOFRIMENTO DA POPULAÇAO MANDA REPRESENTANTES SEM COMPETENCIA PARA NEGOCIAR E TENTAR REVERTER AS CAUSAS DA PREPOTENCIA E ARROGANCIA (DESTE GESTOR CHEFE).SRS O EXERCITO É TREINADO P/GUERRA E É NOTORIO VER COMO ELES SAO DESAJEITADOS E SEM COMPETENCIA P/EXECUTAR SEGURANÇA URBANA,A COMEÇAR POR O ARMAMENTO USADO POR ELES:FUZIL 7,62 CALIBRE ANTI-URBANO UM DISPARO DESTA ARMA TEM O ALCANCE UTIL DE 1.500MT PODENDO VARAR 10 PESSOAS ENFILEIRADAS,PISTOLA 9MM PODER DE PERFURAÇAO FORA DO PADRAO P/USO URBANO PODENDO ATINGIR O ALVO TRANSFIXANDO-O E ATINGINDO PESSOAS INOCENTES APOS O ALVO DESEJADO.E ISSO É SÓ O BASICO DO DESPREPARO P/TAL OPERAÇAO URBANA.....TUDO ISTO ACONTECENDO EM NOSSA FORTALEZA SERIA EVITAVEL SE TIVESSEMOS UM GESTOR CHEFE DE ESTADO COMPROMETIDO COM A POPULAÇAO QUE O ELEGEU. POSTADO POR:KALIL ONOFRE ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PUBLICA E GRADUADO EM PSICOLOGIA.