17 de dez. de 2011

Morreu Cesaria Évora

"A lendária cantora cabo-verdiana Cesaria Évora morreu neste sábado (17) em um hospital de Cabo Verde, anunciou o ministro da Cultura deste país, Mario Lúcio Sousa", informou G1, portal de notícias da rede Globo.

Ouvi falar pela primeira de Cesaria quando fiz um trabalho na FANOR - Faculdades Nordeste - sobre a presença da comunidade Africana na instituição sobretudo formada por Cabo-verdianos.



A apresentação foi uma espécie de intervenção e cultural e aconteceu durante o intervalo. Pouca gente prestou atenção, mas quando exibimos o vídeo de Cesaria Évora cantando "saudade" os olhos dos imigrantes brilharam. Esta música é uma espécie de hino que parece amenizar a saudade daqueles que estão distante de sua terra.


Veja um vídeo da cantora e abaixo saiba porque ela era conhecida como a "diva dos pés descalços".




"Évora ficou conhecida como a "diva dos pés descalços", título de seu primeiro disco (lançado em 1988), por cantar sem sapatos em suas atuações, em homenagem aos mais pobres, e as letras de suas canções frequentemente eram dirigidas a essas pessoas.


Embora o sucesso tenha chegado tarde para esta artista, que, na época, já tinha mais de 50 anos, ele nunca parou de crescer.

A artista recebeu em 2009 a insígnia da Ordem da Legião de Honra da França depois de mais de 45 anos de carreira musical, incluindo seus 14 álbuns.

Depois de se retirar dos palcos, Évora comemorou com simplicidade seus 70 anos no dia 27 de agosto".


Nenhum comentário: