18 de jun de 2011

O Procon resolve

[serviço]
Serviço eficiente
Levar um aparelho para o conserto e não recebê-lo em 30 dias (corridos) já é motivo suficiente para se recorrer a um órgão de defesa do consumidor e exigir o ressarcimento do bem ou por outro, ou pelo valor equivalente e corrigido. O que não vale é ficar com o prejuízo.

Sou testemunha que o Procon - Fortaleza funciona e resolve muito bem os processos. Minha primeira ida ao órgão foi para resolver uma questão de  cobrança indevida feita pela OI velox 3G. De R$ 89,90 a conta saltou para a bagatela de R$ 421,00.

Na segunda ida, já mais experiente, o objetivo era exigir o ressarcimento do valor de um notebook (Compaq, da HP) que foi para o reparo e voltou, além do prazo extrapolado , com a tampa bastante arranhada. O único imbróglio foi por parte da garantia estendida. Como não se resolveu da primeira vez se precisou de uma audiência e todos os envolvidos na compra, através do prepostos e advogados estiveram presentes, pontualmente. Ainda estou no prazo para receber o valor através de ordem de pagamento.

Como -parece- não tenho muita sorte com eletrônicos estou em causa mais uma vez. Deixei um aparelho celular LG no posto da autorizada (ASTEMAPE) e depois de dois meses nem um telefonema sequer para me deixar ao par da situação. Resultado: procon neles. Deu certo mais uma vez. Estou aguardando o depósito do valor do aparelho na conta. Se não cair dentro do prazo estipulado em breve vocês saberao aqui no blog.

O processo:

Você precisa comparecer no guinchê do órgão e expor sua questão. Leve o máximo de comprovantes já com as xerox como números de protocolos, notas fiscais, etc. 

Eles abrem um processo no qual os envolvidos na venda do bem são notificados  e possuem o prazo de quinze dias úteis para fazer uma proposta ao reclamante. Caso este aceite, o processo para por aí mesmo. Caso não, o passo seguinte é marcar uma audiência. Como está grande a demanda o encontro é marcado para, geralmente, um mês e meio depois da data. No meu caso nunca precisei ir além destes passos, o que já seria a abertura do processo é um juizado de pequenas causas.

E você tem alguma reclamação que deseje compartilhar conosco ou causa ganha em órgão de assistência ao consumidor? 

Serviço:
Procon Fortaleza
Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, com distribuição de senhas até as 13hEndereço: rua Major Facundo, 869, CentroInformações pelos telefones: 151 ou 3105-1136

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