14 de mai de 2012

Comunidade Shalom tem Estatutos reconhecidos pelo Pontifício Conselho para os Leigos


Comunidade Shalom tem Estatutos reconhecidos pelo Pontifício Conselho para os Leigos
Um Congresso Internacional e a edição italiana do evento Halleluya marcaram a entrega dos Estatutos e o aniversário de 30 anos da Associação.
No último dia 11, a Associação Internacional Privada de Fieis Comunidade Católica Shalom recebe do Pontifício Conselho para os Leigos - PLC os seus Estatutos definitivos. A entrega do documento coincide com os 30 anos de fundação e para marcar a data foi organizada a Convenção Shalom 30 anos que acontece em Roma dos dias 9 a 16 deste mês.
Na Convenção acontece  o Congresso Internacional Shalom e a edição italiana do Halleluya, festival que no Brasil é o maior na categoria de artes integradas. Momentos de evangelização nas ruas e Adoração ao Santíssimo Sacramento pela juventude também estão sendo realizadas.
Fé e beleza cristã
Na homilia da missa de apresentação dos Estatutos definitivos, Cardeal Rylko, presidente do PLC, falou que a Comunidade Católica Shalom vive um dia especial. “Depois de um atento processo de discernimento, a Igreja, através do Pontifício Conselho para os Leigos, concedeu a ela o selo precioso do reconhecimento Pontifício de comunidade internacional de fieis, aprovando os seus estatutos definitivos”, declarou.
Quantas iniciativas de evangelização para os jovens, crianças. Nascem as creches, casas de recuperação de dependentes químicos, asilos, mas, sobretudo, quantas vidas transformadas, graças ao carisma da Comunidade, pela alegria da fé e a beleza de ser cristã”, disse o cardeal aos presentes na Basílica de  São João de Latrão.

Resposta evangelizadora
Já o Cardeal Hummes ressaltou a importância da Comunidade Shalom ir à Igreja-mãe para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco (ano 1200), que foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao Papa Inocêncio III, que aprovou pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.
Da mesma forma a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as Novas Comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. “São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje”, disse, lembrando palavras do Beato João Paulo II. Foi Dom que Cláudio que deu a aprovação em nível diocesana da Comunidade que nasceu em Fortaleza na páscoa de 1998.
O pregador da Casa Pontifícia, Raniero Cantalamessa em sua intervenção falou sobre o evento Pentecostes e seus efeitos. “A descida do Espírito Santo movimenta a vida divina dentro de nós; é como um tsunami, mas não destrutivo, e sim, criativo. Ele nos leva a tirar o coração de pedra e colocar em nós um coração de carne. Ele renova a nossa força. Eleva o amor humano. Esta experiência nos apresenta  à boa notícia: Deus nos ama”, destacou.
Memória e missão
Na Fala de Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Associação, recordou o encontro dele com o então papa João Paulo II em 9 de julho de 1980, quando na ocasião do X Congresso Eucarístico foi escolhido pelo cardeal Lorscheider para oferecer um presente ao pontífice em nome dos jovens. “Ali, aos pés de Cristo e aos pés do sucessor de Pedro, recebi uma graça que não poderia prever, e que ainda hoje é muito maior que nós. Daquele encontro surge uma graça, que, exatos dois anos depois, no 9 de julho de 1982, nasceria a Comunidade Católica Shalom”,contou.
O arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio enviou uma mensagem gravada em vídeo que foi transmitida aos congressistas. “ É um momento de igreja para nós, para a Comunidade e para o mundo que acolhe e recebe este dom de Deus em um momento da história que se faz tão necessário a evangelização da juventude e da família”, disse Dom José. Ainda segundo o arcebispo metropolitano, os frutos de conversão e “multiplicação da missão” testificam a ação do Espírito Santo na Comunidade e assim torna a Igreja viva e jovem.
Também participaram  do congresso internacional e presidindo Celebrações o Mons. Josef Clémens, Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos; Cardeal D. João Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; Cardeal D. Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Cardeal Paul Cordes, Presidente emérito do Pontifício Conselho Cor Unum; Prof. Guzmán Carriquiry, Secretário da Pontifícia Comissão para América Latina; Pe. François-Marie Léthel, Secretário Prelado da Pontifícia Academia de Teologia; Dr. Marcello Bedeschi, Presidente da Fundação João Paulo para a juventude.
 Halleluya

A alegria brasileira tomou conta da Praça Farnese, umas das mais movimentadas da capital Italiana, com a edição italiana do Halleluya, evento que naquela cidade abriu oficialmente os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho no próximo no Rio de Janeiro. Artistas da Comunidade Católica Shalom se apresentaram em uma série de shows levando a evangelização através da arte.

Fotos: Fernando Maia da Cunha


Nenhum comentário: