21 de nov. de 2012

Conheça um apaixonado por ônibus


A paixão pelos ônibus vem da infância, o contato com o nome busologia somente há três anos. Tiago Fontenele, 25, radialista é um dos cerca de mil busólogos do estado do Ceará, pessoas que são apaixonadas pelos carros grandes utilizados para transporte coletivo municipal e interestadual.

A busologia é um hobby que conquista número cada vez maior de adeptos. O interesse nos carros se volta para as marcas, ronco dos motores, pintura e lataria.

Nesta entrevista Tiago, um  típico  busólogo,  conta como surgiu a paixão, sua coleção de objetos, interação com outros apaixonados por ônibus, o orgulho de ter viajado “no último modelo  Jussbus ” no estado e a troca de duas horas de voo de avião por 24 de ônibus.

Tiago Fontenele apresenta itens de sua coleção 
Redação - Quando começou a paixão por ônibus?

Tiago Fontenele - Desde os cinco anos já tinha esse interesse. Recordo bem quando eu chegava a pegar escondido os cubos de gelo de minha casa para fazer minha “coleção de ônibus”. Colocava-os em fileiras como se estivesses estacionados.


Redação – O que você costuma colecionar?

Tiago Fontenele - Fotos, Layout de empresas, sites específicos de admiradores de ônibus, miniaturas, blusas, bonés, tudo que você possa imaginar!


Redação – O que mais lhe chama a atenção nos ônibus?

Tiago Fontenele - A pintura, o barulho do motor, principalmente quando se trata de ônibus rodoviários interestaduais. Desperta-me  a curiosidade saber o design do veículo.



Redação – O que as pessoas dizem quando você revela  a paixão por esse tipo de carro?

Tiago Fontenele – Há pessoas  que acham "estranho" alguém gostar de ônibus, mas não é assim que vejo. É um hobbie como qualquer outro. Como existem pessoas que gostam de aviões, carros, barcos.... Existem os "busólogos" que apreciam o universo dos ônibus! Tem gente que já chegou a dizer que isso era coisa de doido... Mas, não ligo! (risos)



Redação – Quando você descobriu o termo busólogo?

Tiago Fontenele – Há três anos em um encontro promovido por uma empresa de ônibus.



Redação – Como você mantém contato com outros busólogos?

Tiago Fontenele – Através das redes sociais, MSN, telefone e por meio dos encontros que realizamos durante o ano, sempre trocando novidades como fotos, noticias e experiências do mundo da busologia.



Redação – Você gosta mesmo de andar de ônibus?

Tiago Fontenele – Demais...



Redação –...A que ponto ?

Tiago Fontenele – Teve uma viagem que eu preferi passar 24h viajando de Fortaleza para Aracaju-SE, a 2h de voo, só para estar dentro de um Marcopolo 1200 Modelo G6. Não foi nenhum sacrifício ou cansaço para mim, ao contrário, foi a melhor viagem da minha vida.



Redação –  Qual é a primeira coisa que você observa em um ônibus?

Tiago Fontenele – A pintura. O mais bonito que já vi em minha opinião foi um modelo da extinta Ipu Brasília. O jogo de cores dele chamava a atenção.



Redação – Qual é  o ônibus dos seus sonhos?

Tiago Fontenele – Os rodoviários. Pelos urbanos não tenho tanto interesse assim. Mas os rodoviários Marcopolo G7 trucados são a minha paixão! 

Nenhum comentário: