6 de nov. de 2011

Dicas para bom uso das Redes Sociais

[internet]

Hoje utilizo o Orkut somente uma vez ao ano, no dia de meu aniversário. Isto para ver as mensagens e responder aos usuários daquela rede que são meus amigos. Não desativo a conta devido as fotos e contatos que tenho registrado. 

Os motivos para o desinteresse pelo Orkut em muito é pela exagerada carga de propagandas que recebia de alguns contatos. Sabe aqueles banner convidando para festa enviados de 3 a 4 por dia de um único contato? Também perfis institucionais se misturavam ao de pessoas gerando uma grande confusão. Ainda por cima a difusão de mensagens piegas com uma arte de extremo mau gosto não inspiravam nem um pouco um "Bom dia" como desejavam. 


Rede Social é mais do que tendência é uma forma nova de relacionar-se e de compartilhar informações online. Contudo, alguns cuidados são necessários para não gerar ruído nesta comunicação que tem tudo para ser eficaz. 

Sabe aquela frase "No Orkut todo mundo quer ser bonito; no MSN, ocupado e Twitter, engraçado"? Ela tem sua razão de ser. Cada rede social possui uma característica, algo que as diferencia das demais. Logo, se você quer conversar com alguém um assunto mais demorado não vai fazer isso através do Twitter, deve fazê-lo pelo MSN ou outro Bate-Papo como o Gtalk ou mesmo o do Facebook. 

Da mesma forma não é aconselhável escrever longos textos no perfil de seu Facebook. Coloque toda a sua inspiração num Blog. Ainda em se falando de Facebook, a rede social que mais cresce, evite mensagens com este pedido "cole em seu mural". Algo bacana, interessante, de utilidade pública e sério fala por si mesmo e desperta um interesse instantâneo. Claro, existem exceções. Mais fique claro que são exceções e não a regra.

Nem tudo é verdade

Algo herdado da cultura de e-mail são as correntes. Coisas absurdas do tipo "repasse ou você perderá seu emprego como aconteceu com fulano de tal". São odiosas. 

Repare que nem tudo disseminado na internet é verdadeiro. Fotos de crianças enfermas ou desaparecidas, alarmes sobre novas formas de assaltos, por exemplo, muitas vezes são dispensadores de vírus. É sempre bom conferir o teor da informação recebida antes de repassá-la. E mesmo que você tenha costume de encaminhar este material com certa frequência encontre o ponto de equilíbrio. Quando recebo muitos destes e-mail ou compartilhamentos já possuem um destino certo: marcá-las como spam ou ocultá-las na página do Face.

O Twitter é uma ferramenta excelente. Mas como todas as outras possui uma razão de ser. Se  você compartilha minuto a minuto de seu dia nos 140 caracteres,cuidado! Além de criatividade é preciso de moderação nas postagens. Evite postar amenidades a não você que não tenha outro conteúdo. E até amenidades precisam da forma certa de serem ditas. 

Não há nada de errado em dizer que você está tomando um cafezinho no meio da tarde, mas evite transformar isso numa coisa chata para quem lê.  

No caso de um  perfil pessoal evite postar apenas links, mantenha contato com pessoal com seus seguidores, informe coisas interessantes. Se você quer escrever pôsts em seu Twitter não se esqueça que ele possui apenas 140 caracteres. Para  textos longos utilize o blog. Raras exceções usa-se o Twitter com Tweets sequenciados. 

Por enquanto é isso. Comente sobre o que você achou destas dicas.

3 comentários:

Aladir disse...

Excelente meu irmão, eu estou reaprendendo coisas que pensei já estavam firmadas em mim. Obrigada!

Aladir disse...

Obrigada irmão! Estou reaprendendo coisas que pareciam estar firmadas em mim. Obrigada!

Fabiano disse...

Boníssimo texto. Sempre pensei em escrever algo parecido.

Ah... Lembrando que compartilhar aquelas fotinhas tipo 'essa pessoa' já tá um porre... Gente melhorem...