13 de ago. de 2014

Como funciona uma Caixa Preta

Nos desastres aéreos a Caixa Preta é peça fundamental na elucidação do que tenha feito uma aeronave sucumbir. O aparelho registra os últimos acontecimentos e decisões dos pilotos.

Anatomia de uma Caixa Preta



A caixa preta do Jato que caiu na Baixada Santista nesta quarta-feira, dia 13, foi achada e levada para investigação. Neste acidente veio a falecer o candidato à Presidência da República Eduardo Campos, mais seis pessoas.

De que é feito a Caixa Preta?

Para que as caixas-pretas possam fazer o registro de tudo o que acontece no momento do acidente, dois tipos de aparelho são utilizados. Um deles é “flight data recorder” (FDR), que grava todas as operações feitas pelo sistema da aeronave, e o outro é o “cockpit voice recorder” (CVR), que tem a função de registrar as vozes do piloto e copiloto. No entanto, todos os dados são guardados na mesma caixa.

Como o equipamento funciona?

As caixas-pretas em geral se valem de sensores para poder monitorar o que acontece dentro das aeronaves. Assim que o piloto começa a conversar com o copiloto ou com o restante da sua equipe, as CVRs começam a gravar tudo o que é dito — método que permite identificar a reação de cada profissional.

Resistentes

Como você já deve ter imaginado, as caixas-pretas são desenvolvidas para sobreviver a impactos absurdamente violentos. Dessa maneira, esses dispositivos são capazes de suportar uma força que equivale a mais de 3 mil atmosferas terrestres e a temperaturas que ultrapassam os 1.000 °C.

Para que isso possa acontecer, as caixas são construídas para proteger os seus sistemas de memória — e isso é feito com três tipos de materiais diferentes. Em primeiro lugar, há camadas de alumínio que protegem os dados contra influências magnéticas. Depois, há a utilização de sílica (camada com mais de dois centímetros de espessura) que serve de escudo contra altas temperaturas.

Em seguida, há uma espécie de armadura produzida com metais inoxidáveis, que tem um pouco mais de meio centímetro de espessura e é capaz de proteger as informações sobre o avião contra grandes pressões ou contra labaredas de fogo.

Fonte: HowStuffWorks

Confira informações de Caixas Pretas de acidentes aéreos no Brasil

Simulação TAM 3054 com áudio da caixa preta



TAM 402 -








Nenhum comentário: