17 de ago de 2014

Jornalista cearense participa de série especial de TV

A partir desta segunda-feira, dia 18, o programa Observatório da Imprensa (TVE)  apresenta uma série especial sobre o Ombudsman. "Intitulada 'A voz dos Ouvidores', a série de oito programas vai discutir a importância e o papel destes profissionais de imprensa que têm a função de ouvir e defender os leitores. A série será exibida pela TV Brasil de segunda a quinta, em rede nacional, das 23h30min à meia-noite e meia.

Daniela Nogueira. Foto: Fco. Fontenele 

Daniela Nogueira, atual ombudsman do O Povo, um dos dois jornais no país que mantém esta função em seu quadro, será a entrevistada do dia 26 de agosto, junto com o jornalista e escritor Lira Neto que já exerceu o ofício no jornal citado.

A Folha de São Paulo é o outro jornal que mantém a função. Pelo O Povo, doze jornalistas já exerceram o cargo.

Confira a lista de entrevistados


Observatório da Imprensa
Série: Ombudsman
Segunda, 18Caio Túlio Costa e Vera Guimarães Martins
Terça, 19Junia Nogueira de Sá e Carlos Eduardo Lins da Silva
Quarta, 20Suzana Singer e Marcelo Leite
Quinta, 21Mário Magalhães e Marcelo Beraba
Segunda, 25Mario Vitor Santos e Bernardo Ajzenberg
Terça, 26Daniela Nogueira e Lira Neto
Quarta, 27Jorge Furtado
Quinta, 28Fábio Porchat
Mais sobre a função

O cargo, criado nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 24 de setembro de 1989, quando a Folha publicou a primeira coluna semanal do ombudsman. De lá para cá, 11 jornalistas se revezaram na função em mandato de um ano podendo ser renovado em até três, com estabilidade e independência para o exercício da tarefa.

Mais sobre Daniela Nogueira

Daniela Nogueira trabalha há oito anos no O POVO. É graduada em Comunicação Social/Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e em Letras (Português/Inglês), pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É especialista em Tradução, pela Uece.

Trabalhou no O POVO como editora de Opinião do jornal e editora do suplemento "The New York Times/O POVO". Também foi comentarista no programa Trem Bala, da TV O POVO.

Já passou pelos Núcleos de Cotidiano e Cultura & Entretenimento, nos quais foi repórter. Também atuou como editora da Primeira Página e editora-adjunta do Núcleo de Negócios.

Traduziu para O POVO as colunas dos norte-americanos Thomas Friedman e Paul Krugman. Além disso, trabalha como professora de português e inglês e revisora de textos. (Fonte: O Povo)


Nenhum comentário: