17 de mar. de 2012

Heróis dos Quadrinhos e a Guerra Fria

[guerra fria]

Durante a Guerra Fria, a ideologia contrária ao comunismo precisava ser reforçada todo o tempo, os Estados Unidos não abririam mão da “má propaganda” do regime ao qual se opunha. Portanto, grande parte da produção cultural estava ligada ao contexto da Guerra Fria. Assim, os personagens mais famosos da Marvel e da DC Comics estão inseridos nesse contexto e podem servir como material de estudo do período.

Curiosidades

Quarteto Fantástico


(1961) - O principal inimigo do Quarteto era o Doutor Destino cujo visual com armadura de ferro pode ser aludido à Cortina de Ferro imposta contra a URSS.  Ele governava um pequeno país, a Latvéria, que se situava no Leste europeu, região onde se encontravam os países do Bloco Socialista.

O incrível Hulk


O personagem de Hulk surge de uma exposição a raios gama que o cientista Bruce Banner ficou exposto, durante a explosão de uma bomba atômica, bomba essa que explodiu no deserto do Novo México, onde os EUA testaram pela primeira vez a bomba nuclear. O Incrível Hulk era um monstro criado pelo horror atômico da guerra fria.

O Homem de Ferro


Sua gênese está situada em um ambiente de confronto característico da Guerra Fria, a Guerra do Vietnã. Ao inspecionar uma arma fabricada por sua empresa, é atingido por estilhaços da mesma e aprisionado pelos vietnamitas, que querem que ele fabrique uma arma para eles. Ele, então, acaba fabricando sua famosa armadura de ferro.

Capitão América


O Capitão América surgiu no contexto da 2ª Guerra Mundial para lutar contra os nazistas.  Sua representação é a da liderança dos EUA nos diferentes segmentos que exigem uma postura mais ativa contra os supostos inimigos.
 
A questão da energia radioativa está presente na maioria das histórias dos super-heróis, sendo ela o que os transforma, de simples seres humanos a grandes heróis, enfocando o poder que o indivíduo pode adquirir ao ser possuidor desse tipo de energia.

Fonte: http://estacio.webaula.com.br/salaframe.asp?curso=1066&turma=56916&CodProgramaTurma=0&CodModuloDeCursos=0&AcessoSomenteLeitura=undefined&origem=lista 

Nenhum comentário: