29 de mar de 2012

33 gafes de Lula

[comunicação e política]

A sociedade atual é marcada pela superexposição  de sua imagem. Mesmo os  indivíduos comuns são constantemente filmados em seus trabalhos, nas ruas, bancos, escolas ou faculdades.

A exposição aumenta quando a pessoa ocupa algum cargo ou ofício público. No cado dos políticos, seu dia a dia é vigiado, praticamente, 24 horas. Autores comentam alguns limites desta superexposição e os efeitos da mesma.

A "gafe" é uma destas consequências da superexposição. Vejamos algumas delas que aconteceram em nosso país protagonizadas pelo ex-presidente Lula.

1-"Foi uma surpresa. Quem chega em Windhoek não parece que está em um país africano. Poucas cidades do mundo são tão limpas, tão bonitas arquitetonicamente e tem um povo tão extraordinário como tem essa cidade", disse Lula ao se despedir na capital da Namíbia. 

2-"Há males que vem para o bem ", em conversa com Putin, sobre o desastre de Alcântara quando mais de vinte especialistas morreram: 

3-"Não vou dar palpite na política de Cuba" tentando justificar sua omissão, quanto a defender os Direitos Humanos nas conversas com Fidel; 

4-"A companheira Benedita cometeu um erro administrativo" tentando justificar sua "companheira", na mordomia paga pelo Governo, quando da viagem da Ministra, para um café com orações ,em Buenos Aires. 

5-"Não vou vetar" demonstrando descompasso com os Ministros da Saúde e Previdência , no caso dos planos de saúde para idosos; 

6-"Não existe acordo com o FMI. Somente em dezembro vamos estudar..." No mesmo dia, no Brasil O "Czar" da economia firmava o acordo e dava conhecimento aos repórteres e TVs. 

7-"Os Presidentes que me antecederam foram todos covardes", fazendo demagogia junto aos nordestinos sobre a seca no Nordeste. 

8-"Eu não quero repetir as mesmice (sic) que foro feito (sic) neste país", (Presidente Lula pedindo paciência aos sem-terra e prometendo fazer a reforma agrária, 21 Nov) 

9-"Por muitos anos o Brasil não pôde sequer conversar com a Líbia porque os americanos não gostavam dos libaneses" como justificativa apresentada para o encontro com Ghadafi questiona a postura de Washington , afirmou Lula nesta semana. 

10-"Proponho um brinde ..." ...Lula se animou na Síria e cometeu mais uma gafe, ao propor brinde no país onde não é costume beber... 

11-" Países do tamanho da Síria, países do tamanho do Brasil, continente como o sul-americano ou como o continente árabe não podem mais, no século XXI, ficar à espera de serem descobertos.´´ por ocasião da visita ao Oriente Médio. 

12-"Não adianta ter só um bando de General (SIC) e de soldados...? ( Presidente Lula aos militares, de improviso, prometendo equipar as Forças Armadas) -(Cláudio Humberto, O Dia,16 Dez) 

13-?Qual é o enredo?? por ocasião da Festa da Uva, quando Lula estava no carro alegórico alusivo ao evento. 

14-"O Brasil com 8500 Km² de costa...." (comentário irônico de Diego Mainardi sobre o que Lula teria falado durante o último evento com o Min da Pesca.) 

15. Lula afirmou na Grã-Bretanha, que Tony Blair estaria prestes a se aposentar porque já está em seu segundo mandato como primeiro ministro, provocando risadas de 12 dos governantes e uma cara de ponto de interrogação em Blair. 
''Daqui a dois anos, você nem vai estar aqui para o próximo encontro". Lula confundiu o primeiro ministro com presidentes que só podem exercer dois mandatos. 

16. ''Tinha preconceitos sobre Blair porque tudo o que eu sabia sobre ele tinha lido na imprensa brasileira. E tudo o que Blair sabia sobre mim era o que Fernando Henrique tinha contado pra ele'' 
(Dando a entender que a imprensa brasileira deturpa os fatos) 

17 "Pelotas é exportadora de veado." (Conversa gravada com o candidato do PT à prefeitura local, Fernando Marroni) 

18. "Todo mundo tem o direito de ser contra, a favor ou muito pelo contrário." (Em Aracaju) 

19. "Abre a porteira, Gonçalves." (Em Aracaju, pedindo a abertura da cerca de proteção que o separava do público - ou do gado...) 

20. "Não tem chuva, não tem geada, não tem terremoto, não tem cara feia, não tem Congresso, não tem Judiciário - só Deus será capaz de impedir que a gente faça esse País ocupar o lugar de destaque que nunca deveria ter deixado de ocupar." (Em Brasília) 

21. "Quando se aposentarem, não fiquem em casa atrapalhando a família, procurem alguma coisa para fazer. Se ficar disputando espaço no sofá com o neto, sua vida vai ficar chata." (Na cerimônia do Estatuto do Idoso) 

22. "Espero vê-lo novamente. O Celso (Amorim) vai organizar um jantar meu com os embaixadores da União Européia." (Para o Embaixador da Noruega. Detalhe: a Noruega não faz parte da União Européia) 

23 "Companheiro Wellington (Wellington Dias, governador do Piauí), você veio aqui para Brasília com medo de morrer afogado lá no Piauí?" (Fazendo piada com as enchentes que assolaram o Nordeste, deixando 117 mil desabrigados). 

24. Ao falar com desabrigados, alojados em um ginásio, Lula questionou a suposta má qualidade da água do Piauí e elogiou na frente de Wellington uma água mineral que disse ter vindo do Ceará. Segundos depois, ao perceber o mal-estar generalizado, o presidente recuou e afirmou que a água era do Piauí mesmo. 

25. "Todos vocês vão competir a uma vaga para Antenas (sic)? E quem é que acha que vai ganhar? Levante a mão aí para eu ver." (Em encontro com atletas no Palácio do Planalto, se referindo à cidade de Atenas, na Grécia). 

26. "Eu estou com uma dor no pé, mas não posso nem mancar, para imprensa não dizer que eu estou mancando porque estou em algum encontro com portadores de deficiência" (Disse Lula, que falava para uma platéia repleta de atletas em cadeira de rodas). 

27.. "Um livro para uma criança, é como uma esteira para alguém da nossa idade. Dá uma preguiça desgramada (sic), mas depois de uns vinte minutos a gente vê como é importante." (Na abertura da Bienal do Livro, comparando livros a aparelhos de ginástica) 

28. "É a primeira vez que um presidente participa da abertura da Bienal do Livro", disse Osvaldo Siciliano, presidente da Câmara Brasileira do Livro. "Não sabia que era a primeira vez. Da próxima, então, não será mais a primeira", respondeu Lula. 

29. "Quando Napoleão visitou a China, ele cunhou uma frase que ficou famosa. Ele disse: A China é um gigante adormecido. No dia em que acordar, o mundo vai tremer." (O imperador francês nunca pôs os pés na China...) 

30 Na cerimônia de lançamento da nova política de saúde mental do governo, perante pessoas com deficiência mental, Lula comentou que "Todos nós temos um pouco de louco dentro de nós". Quem não acreditar é só fazer uma retrospectiva do comportamento pessoal nos últimos dez anos que vai ver que já teve esse momento" (Não deu para confirmar se Lula estava se referindo a si mesmo) 

31. Durante discurso na Fenadoce, Lula se referiu à sua esposa primeira-dama Marisa Letícia com um certo primitivismo: "Ela engravidou no primeiro dia de casamento porque pernambucano não deixa por menos", e deixou a esposa, a quem chama de "Galega", enrubescida. 

32. Para chegar no Palácio de Astúrias, os espanhóis cederam uma limousine Rolls Royce ao presidente Lula. Assim que desembarcou da viatura real, Lula esqueceu a "galega", isto é, a primeira-dama dentro do carro. Mas Juan Carlos de Espanha, como bom rei, não esqueceu a coroa e imediatamente correu em socorro da dona Marisa 

33. "Estou aqui, ao lado do presidente mundial da Mercedez-Bens..." (Ao se referir ao presidente da General Motors, Richard Wagoner, em evento em que a GM anunciou investimentos de US$ 240 milhões ao país) 

Gafes  plugadas do BfBrasil.

Nenhum comentário: