18 de jun. de 2017

Cyberataque] Todo cuidado é pouco

Não precisa ser um Pentágono ou um agente da CIA para estarmos vulneráveis a algum ataque virtual. Claro, como na vida real nunca pensamos que vai acontecer conosco. Comigo não foi diferente. Acredito que o extravio de alguns documentos que continham meu CPF, um cartão de memória com fotos e um programa de senhas em aberto - meu vacilo, há uns vinte dias colaborou para o imprevisto de hoje. 


Além da conta do Facebook foi invadida minha conta do Yahoo, a que recupera a senha da anterior. Também o Gmail. Deste observei que um e-mail, podem ser mais, foi enviado pedindo ajuda para uma igreja, a vale da bênção, nunca ouvi falar. O texto cheio de erros é uma falsificação barata e risível. 

Falsário pede ajuda em e-mail cheio de erros. 

Entretanto preocupou-me pois neste e-mail, o falsário dizia aos destinatários que se houvesse interesse em "me ajudar", ele enviaria um novo número de telefone pois não estava mais com o anterior. Foi quando reparei que MINHAOI, a conta que administra minha linha de telefone também foi invadida. 

A partir de dados de CPF conta foi invadida. 


Conversando com um amigo policial ele explicou-me que acontece muito destes falsários se aproveitarem dos dados, especialmente CPF,  para extorsões, intimidações, tentarem marcar encontros para roubos e outros delitos. 


Para quem passa pela mesma situação o melhor encaminhamento é registrar o Boletim de Ocorrência- BO, no meu caso do extravio dos documentos há vinte dias, checar todas as contas que contenham senha e informar ao máximo de pessoas do seu círculo de amizade o que houve e  comuniquem caso registrem alguma movimentação estranha ligada ao seu cadastro de pessoa física, jurídica - aqui não é o caso, e perfis virtuais. 

A conta que administra o pacote GVT também foi invadida. Caso apareça alguma novidade atualizo a postagem. Vou tentar recuperar as senhas do e-mail e MINHAOI. Fica o alerta: todo cuidado é pouco.

Nenhum comentário: