Não precisa ser um Pentágono ou um agente da CIA para estarmos vulneráveis a algum ataque virtual. Claro, como na vida real nunca pensamos que vai acontecer conosco. Comigo não foi diferente. Acredito que o extravio de alguns documentos que continham meu CPF, um cartão de memória com fotos e um programa de senhas em aberto - meu vacilo, há uns vinte dias colaborou para o imprevisto de hoje.
Além da conta do Facebook foi invadida minha conta do Yahoo, a que recupera a senha da anterior. Também o Gmail. Deste observei que um e-mail, podem ser mais, foi enviado pedindo ajuda para uma igreja, a vale da bênção, nunca ouvi falar. O texto cheio de erros é uma falsificação barata e risível.
Falsário pede ajuda em e-mail cheio de erros. |
Entretanto preocupou-me pois neste e-mail, o falsário dizia aos destinatários que se houvesse interesse em "me ajudar", ele enviaria um novo número de telefone pois não estava mais com o anterior. Foi quando reparei que MINHAOI, a conta que administra minha linha de telefone também foi invadida.
A partir de dados de CPF conta foi invadida. |
Conversando com um amigo policial ele explicou-me que acontece muito destes falsários se aproveitarem dos dados, especialmente CPF, para extorsões, intimidações, tentarem marcar encontros para roubos e outros delitos.
Para quem passa pela mesma situação o melhor encaminhamento é registrar o Boletim de Ocorrência- BO, no meu caso do extravio dos documentos há vinte dias, checar todas as contas que contenham senha e informar ao máximo de pessoas do seu círculo de amizade o que houve e comuniquem caso registrem alguma movimentação estranha ligada ao seu cadastro de pessoa física, jurídica - aqui não é o caso, e perfis virtuais.
A conta que administra o pacote GVT também foi invadida. Caso apareça alguma novidade atualizo a postagem. Vou tentar recuperar as senhas do e-mail e MINHAOI. Fica o alerta: todo cuidado é pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário